quinta-feira, 10 de maio de 2007

Ota: Mário Lino, um governante confuso

Em 30 anos de estudos, seis entidades de reputação inquestionável consideraram como melhor localização Rio Frio
Por ocasião do Congresso do Oeste, realizado em Alcobaça no passado dia 4 de Maio, o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, afirmou que a escolha da Ota resultou de "um longo e rigoroso processo de estudo e discussão técnica". Longo certamente e rigoroso sem dúvida, mas deles não resultou ser a Ota a melhor localização. Bem pelo contrário. O ministro revelou, mais uma vez, o desconhecimento com que navega neste assunto.Quem conhece minimamente o dossier do Novo Aeroporto de Lisboa, sabe que desde 1969, ano em que a questão começou a ser estudada, até 1999, ano em que os Aéroports de Paris (ADP) foram contratados pela NAER para a síntese dos estudos precedentemente realizados para a escolha do sítio do Novo Aeroporto de Lisboa, nunca a Ota foi considerada como a melhor localização. Nunca.De facto:1 - Em 1969, o Gabinete para o Novo Aeroporto de Lisboa (GNAL) considerou que "não existe qualquer hipótese de localização do Novo Aeroporto na margem direita do Tejo" (página 23 do Estudo de Localização do Novo Aeroporto, 1972, disponível no site da NAER). Ou seja, o local da Ota era pura e simplesmente eliminado;2 - Cerca de 1970, a preferência pela região de Rio Frio era confirmada pela firma norte-americana System Analysis and Research Corporation (SARC) (página 26 do mesmo relatório);3 - A idêntica conclusão chegou a firma Howards, Needles, Tamnen & Bergendoff (HNTB) (ibid);4 - Igualmente, a firma inglesa Software Science Ltd considerou que a zona de Rio Frio era a que melhor satisfazia os requisitos do espaço aéreo (página 30 do mesmo relatório);5 - Posteriormente, em 1982, o consultor da ANA, a empresa norte-americana TAMS Consultants em consórcio com a firma portuguesa Profabril, elaborou uma short list dos locais possíveis (Ota, Porto Alto e Rio Frio), escolheu Rio Frio para a localização do NAL (página 0-12 do New Lisbon International Airport - Parte 1, constante no site da NAER) e considerou as localizações a sul do Tejo como muito melhores (far more desirable) do que as da margem norte (página 5-10, Parte 2 do mesmo relatório);6 - Finalmente, em 1999, os ADP classificaram como melhor o local de Rio Frio (718 pontos versus 616 para a Ota ) e concluíam que "... o nosso estudo de síntese põe à cabeça o sítio de Rio Frio..." (páginas 152 e 153 do Relatório para a Preparação da Escolha do Local, constante no site da NAER). Foram estes todos os estudos elaborados para a escolha da localização e que se encontram publicados no site da NAER.Seis entidades de reputação técnica inquestionável e de diferentes origens (Portugal, EUA, Reino Unido, França), de entre as melhores da engenharia aeronáutica, consideraram como melhor localização a região de Rio Frio, nunca a Ota, em 30 anos de estudos.Como pode, então, o sr. ministro Mário Lino afirmar que a escolha do local da Ota resultou destes longos e rigorosos estudos? Confusão lamentável ou ignorância indesculpável?

(artigo de Luís Leite Pinto, in Publico)

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